Pesquise no blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pensando em fazer download de filmes na internet?

Se você não está afim de sair de casa e ir até o cinema para ver aquele filme, ou você quer baixar um filme que não encontra mais nas locadoras, fique atento! Na rede, existem vários sites que disponibilizam filmes que ainda estão nas telas de cinema, porém, muitas vezes você perde tempo baixando, e quando vai assistir a qualidade está péssima. Se não quiser passar por esse aborrecimento, aqui vão algumas dicas de formatos encontrados por ai. Segue abaixo os mais utilizados.



CAM: Esse formato é pra quem esta realmente desesperado se mijando e se borrando pra assistir o filme. Ele é captado com uma camera dentro do cinema, a imagem é tremido, o audio é sempre abafado e vem de brinde as risadas das pessoas que estão junto no cinema.

TS (TELESYNC): O processo de captura é o mesmo da CAM, mas o diferencial esta em ter sido gravado com o cinema vazio e o source do audio vem direto (em vez de ser captado direto do microfone). É um formato um pouco melhor que a CAM, mas varia muito.

TC (TELECINE): O filme é gravado usando o processo de telecinagem, a imagem e som são bons, mas é um formato que ultimamente não tem aparecido muito, talvez por ser um metodo caro.

SCR/DVDscr) (SCREENER/DVD-SCREENER): São copias feitas apartir de VHS ou DVD promocional que são enviado para as lojas/locadora, esses filmes costumam vir com mensagens de anti-pirataria correndo no rodape ou numeros de serie que sao escondidos normalmente com uma terja preta, mas a qualidade da imagem é identico ao DVD/VHS comercial.

R5: Significa DVD região 5, Não sei bem para qual proposito a industria lançou este formato, mas basicamente é a imagem da pelicula telecinada sem nenhum tratamento na imagem, nem menu, nem opção de legenda, ma a gualidade da imagem é quase similiar ao DVD comercial.

DVDRip: É a copia de um DVD comercial para divx/xvid ou VCD, a qualidade é excelente.

VHSRip: É a copia de VHS pra divx/xvid, mas esse formato caiu em desuso, antigamente os filem porno vinham nesse formato, mas hoje em dia nem isso.

TVRip: Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedência.

PDTV/HDTV: Os PDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas.

SVCD/VCD/XVCD/XSVCD/KVCD/KSVCD: São VideoCDs e seus derivados formatados geralmente em mpeg1 ou 2. A qualidade não é muito bom por ter o bitrate muito baixo e normalmente o filme vem dividido em 2 partes.

KDVD: Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720×480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352×480 no meso DVD.

WS/FS: Refere-se ao aspect ratio do filme, ws para widescreen e fs para fullscreen.

NTSC / PAL: NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVD's.

AC3: Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.

AAC: Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.

PROPER: Devido aos critérios, quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida (por exemplo!). Mas se a qualidade desse release for ruim, devido alguns problemas na imagem ou som, e outro grupo tem outro telesync (ou a mesma fonte, mas em melhor qualidade) então a expressão PROPER é adicionada para evitar equívocos. PROPER é a expressão mais subjetiva encontrada, e as pessoas geralmente pergutam se o PROPER é melhor que a versão original. Muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero, para não perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre incluso no .NFO.

UNRATED: Versão sem cortes.(Normalmente os vídeos são editados para conseguir um classificação etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados completos).

LIMITED: Um filme limited significa que ele tem um número de exposições em cinemas limitados, normalmente estreando em menos de 250 cinemas. Geralmente filmes pequenos (como filmes de arte) são lançados nesse estilo.

INTERNAL: Um release interno é feito por vários motivos.Também rips de má qualidade são feitos nesse estilo, para não baixar a reputação do grupo, ou devido ao grande número já existente do filme. Um lançamento interno é disponibilizado normalmente em sites afiliados ao grupo, mas eles não podem ser trocados com outros sites sem a devida permissão. Alguns INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da popularidade.

STV: Straight To Video. Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TV's.

NUKED: Um rip pode ser “NUKADA”, banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de “TeleSyncs”, ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo. Se um grupo perceber que há algo errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.

Pronto. Você já conhece um pouco mais sobre os formatos mais utilizados em filmes/vídeos.
Agora é só achar o filme, ver sua qualidade, fazer o download e assistir.

BOM FILME ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...